Um passeio pela Costa Esmeralda em julho pode reservar ótimas surpresas. As temperaturas amenas, praias paradisíacas, oferta gastronômica e eventos tornam a região um destino imperdível para as férias. Cada vez mais buscada nos meses mais frios, a baixa temporada ganha um charme especial. Bombinhas no inverno: o que fazer? Descubra conosco!
Paisagens exuberantes na única península do sul do Brasil
O menor município de Santa Catarina (apenas 34,5 km² de área) tem paisagens únicas. Praias, costões e as ilhas das Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que podem ser avistadas de várias praias de Bombinhas e visitadas em passeios turísticos ecológicos ou expedições de mergulho.
Bombinhas no inverno: As melhores trilhas
Mais de 60% do território de Bombinhas é de áreas de preservação ambiental, o que torna essa região ideal para a prática de esportes, entre eles, o trekking. Aproveite as temperaturas mais baixas e a menor quantidade de turistas para explorar algumas das melhores trilhas de Bombinhas.
- Costeira de Zimbros: O Parque Natural Municipal possui 10 praias, entre elas Cardoso, Lagoa, Triste e Vermelha. Inicia no costão direito da praia de Zimbros e o percurso total (ida e volta) tem 9 km.
- A trilha das piscinas naturais da Sepultura é fácil, não muito extensa e tem uma das mais belas paisagens da região.
- O Morro do Macaco é um dos pontos mais visitados de Bombinhas. Para chegar ao topo e ter uma vista privilegiada de toda a península, são 800 metros de subida pela trilha. O acesso é pelo início da Avenida Jequitibá, próximo ao Trapiche do Canto Grande.
- Saindo do mesmo local, também é possível fazer a trilha da Tainha e contemplar vistas incríveis das praias da Figueira, Canto Grande e Baía de Zimbros, finalizando o trajeto na praia da Tainha. O percurso não tem subidas íngremes como as do Morro do Macaco, porém, o tempo estimado para ida e volta é de, no mínimo, três horas.
Bombinhas no inverno: Pesca da Tainha e Saragaço
Além de atividade econômica, a pesca da tainha é sobretudo uma manifestação cultural que faz parte da história do estado de Santa Catarina. Que tal conhecer mais sobre a cultura da pesca em Bombinhas?
O mês de julho marca o final da temporada de pesca da tainha e é quando se realiza o Saragaço, festa com com provas competitivas, apresentações artísticas e o melhor da culinária regional.
O Saragaço acontece de 14 a 16 de julho na praia central de Bombinhas, próximo ao restaurante Mestre das Águas.
Bombinhas no inverno: Mergulho e tours ecológicos
- Na estrada de acesso à Praia da Tainha, saindo da Praia da Conceição, está o Mirante Eco 360º. É o ponto mais alto de Bombinhas, com 218 metros de altura. O local tem museu, trilhas e tirolesa, além de vista para diversas praias da região, incluindo Governador Celso Ramos e o norte de Florianópolis.
- Você também pode conhecer a rica vida marinha de Bombinhas mergulhando. Há opções para iniciantes e cursos de certificação em empresas como a Pata da Cobra. Os locais de mergulho variam de acordo com as condições climáticas e do mar, mas geralmente ocorrem na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Sepultura ou na Praia do Estaleiro, em Porto Belo.
- Um dos mais tradicionais tours de Bombinhas: o Safari de Praias, da Casa do Turista, oferece um veículo com visão ampla das paisagens, guia e um passeio por sete praias. Ideal para sua primeira visita.
- Descobrir as belezas da Costeira de Zimbros, Ilha do Macuco ou Praia do Cação a bordo de um barco com guias turísticos e biólogos da Zimbros Eco Tour. No inverno pode não ter banho de mar, mas você pode ser surpreendido por lobos marinhos e até baleias durante o trajeto.
Fotos: Divulgação Setur Bombinhas / Laura Doval / Zimbros Eco Tour.