Pesca artesanal da Tainha em Bombinhas

Durante os meses de maio a julho, os cardumes saem da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer sua desova. Além de atividade econômica, a pesca da tainha é sobretudo uma manifestação cultural que faz parte da história do estado de Santa Catarina. Que tal conhecer mais sobre a cultura da pesca Bombinhas e os melhores pratos oferecidos pelos restaurantes locais?

Pesca da tainha: origens e tradições

A pesca artesanal da tainha é patrimônio cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina. É uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinhense.

No final do outono, os primeiros cardumes chegam à região. Os vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias, identificam o cardume e avisam os pescadores na praia, dando início a um ritual de mobilização comunitária.

As canoas de um pau são as embarcações utilizadas  para lançar a rede ao mar. Para puxá-las de volta à costa, são necessárias dezenas de pessoas, entre pescadores e quem mais queira ajudar.

Onde comer as melhores tainhas em Bombinhas?

Muitos restaurantes locais oferecem a tainha todo o ano, mas durante a temporada de pesca ela é a estrela do cardápio. Conheça alguns destaques:

Inverno em Bombinhas: melhores pousadas

Alerta aos turistas

Os peixes são sensíveis a qualquer interferência. Para proporcionar um ambiente favorável à pesca, muitas atividades, seja nas praias ou no mar, estão proibidas, como esportes náuticos, ruídos à beira mar e navegação próxima à costa. Mas há muito o que desfrutar nas praias de Bombinhas, além de viver a experiência única de presenciar a pesca artesanal da Tainha.

Fotos: Cristian Cruz/ Prefeitura de Bombinhas e Cristina M. P. de Melo

Sair da versão mobile